Como Ler um Pneu

Num pneu existem vários caracteres escritos, no entanto o que a maioria sabe olhar são somente as medidas.

Nesta página pode encontrar informações que o ajudarão a ler melhor um pneu.

Cada número na imagem acima corresponde às seguintes informações:

1 - Marca do fabricante

2 - Modelo do pneu

3 - Características de dimensões e construção (pode ver mais informações sobre como ler esta informação mais abaixo nesta página)

4 - Índice de carga e código de velocidade (pode encontrar uma tabela de índices em documentos)

5- Pneu sem câmara (Tubeless) ou com câmara (Tubetype)

6 - Indicadores de desgaste TWI (Tread Wear Indicators), servem para determinar o momento em que se deve trocar o pneu

7 - País de fabricação

8 - Matrícula DOT (Department Of Transportation), indica estabelecimento de produção, tipo de pneu e período de fabricação

9 - Dados da estrutura do pneu

10 - Símbolo de certificação do INMETRO

11 - Carga e pressão máximas

Site do produto

Como ler os dados de dimensão e construção de um pneu:

ETIQUETAS DE PNEUS DA EU

SIGLAS E SIGNIFICADOS

(*): Pneus homologados pela BMW

10-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

12-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

14-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

16-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

18-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

(1Z): ORIGINAL BEREIFUNG

(2Z): ORIGINAL BEREIFUNG

4-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

6-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

8-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

(A): Pneus homologados pela Renault Espace IV 18''

AM8: HOMOLOGACAO PARA ASTON MARTIN (MODELO NAO DEFINIDO)

AM9: HOMOLOGACAO PARA ASTON MARTIN (DB9 VOLANTE VA V8)

(AMS): Aston Martin

AO: Audi

(AU): Pneus homologados pela Audi

(AZ): Pneus homologados pela Alfa Romeo / Fiat / Subaru / Toyota

(B): Pneus homologados pela Bentley

BL ou Black Label: As letras no flanco do pneu estão a preto

BSW ou Black Side Wall: Significa que o flanco do pneu é preto

(BZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

C: Sinal de referência para veículo Utilitário-Camioneta

CS: Pneus Continental ContiSeal

(C1): Pneus homologados pela Chrysler Viper

(CZ): Pneus homologados pela Subaru

DA: Pneus com Defeito de aspecto, segunda opção com as mesmas garantias do fabricante

DEMO: Pneus montados e desmontados, podendo ter rodado alguns metros; estes pneus são novos e têm garantia

DOT 07: Ano de fabrico: 2007

DOT 08: Ano de fabrico: 2008

DOT 09: Ano de fabrico: 2009

DSST ou Dunlop Self-Supporting Technology run-flat tires: Destinam-se a rodar vazios em caso de avaria até ao centro de montagem mais próximo (distância máxima de 80 km) a uma velocidade máxima de 80km/h, pela Dunlop; esta tecnologia está reservada aos veículos P

(DZ): Pneus homologados pela Honda / Mazda / Toyota

EMT ou Goodyear Extended Mobility Tire run-flat tires: Podem rodar vazios, por Goodyear

(EZ): Pneus homologados pela Audi / Mazda 6

(F): Pneus homologados pela Ferrari

(FO): Pneus homologados pela Ford

FP: BORDO DE PROTECCAO DE JANTE LIGA LEVE

FR: Protecçao jante

(FSL): Rebordo de protecção de jante

(FZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

(G): Recomendado para Golf

G1: O diâmetro exterior em que a largura de banda de rolamento difere do mesmo pneu sem a indicação G1; é obrigatoriamente necessário montar os 4 pneus em G1, se o veículo tiver 4 rodas motrizes

(GZ): Pneus homologados pela Subaru

HO: Honda

HRS: Pneus Antifuro (RFT) da Hankook

(HZ): ORIGINALBEREIFUNG

(J): Pneus homologados pela Jaguar

(JZ): Pneus homologados pela Seat / Subaru

K1: BORRACHA K1

(K1): Pneus homologados pela Ferrari

(K2): Pneus homologados pela Ferrari

(KZ): Pneus homologados pela Nissan / Toyota

LRO: Land Rover

(LZ): Pneus homologados pela Lancia

MFS ou Max Flange Shield: Reforço de protecção para o bordo da jante, protege o pneu dos danos causados pelos passeios

(MO): Pneus homologados pela Mercedes

(MO1): Mercedes SL65 AMG

MOExtended: Mercedes Extended (Runflat)

M+S ou Mud and Snow: Representa os pneus de Inverno

(MZ): Pneus homologados pela Mitsubishi / Toyota

(N0): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(N1): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(N2): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(N3): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(N4): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(N5): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(N6): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(NZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

OWL ou Off White Letter: As letras no flanco do pneu estão a branco

OWT: CONTORNO DAS LETRAS EM BRANCO

(OZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

Pax: Tecnologia que permite continuar a circular com toda a segurança num percurso de 200 km a 80 km/h em caso de perda de pressão pela Michelin; esta tecnologia está reservada aos veículos previstos de origem para este efeito

(PE): Pneus homologados pela Peugeot

PTM: Pirelli Total Mobility

(PZ): Pneus homologados pela Ford / Mazda / Mercedes / VW

(QZ): Pneus homologados pela Mini

(R01): Audi Quattro, RS4, RS6, R8

RBT: Raised Black Letters Tubeless

ROF: Podem rodar vazios durante pouco tempo (regra geral, no máximo, 80 km) a velocidade reduzida (regra geral, no máximo, 80 km/h); esta tecnologia está reservada aos veículos previstos de origem para este efeito

RPB: Rim Protection Bar

RunFlat: Podem rodar vazios durante pouco tempo (regra geral, no máximo, 80 km) a velocidade reduzida (regra geral, no máximo, 80 km/h); esta tecnologia está reservada aos veículos previstos de origem para este efeito

RWL ou Raised White Letter: As letras no flanco do pneu estão a branco

(RZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

SSR ou Self-Supporting Run-Flat Tyre ou pneu com flancos portadores: O sistema de rodagem em vazio permite ao condutor circular, no máximo, durante 80 km e a até 80 km/hora; todos os veículos equipados com pneus SSR devem estar obrigatoriamente equipados com um

STUDDABLE: Pneus com cravos; ver regulamento em vigor

(SZ): Pneus homologados pela Mazda MPV

TBA: Designation To be decided (SSR)

TL: Tubeless, pneus sem câmara-de-ar

TO: Toyota

TT: Tubetype, pneus com câmara-de-ar

(TZ): Pneus homologados pela Mazda 6

(UZ): Pneus homologados pela BMW 3 / Skoda

(VO): Pneus homologados pela Volkswagen

VW: Volkswagen

(VZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

WL ou White letter: As letras no flanco do pneu estão a branco

WSW ou White Sidewall: Pneu com um flanco branco no lado exterior do pneu

WW: Esta indicação identifica os pneus de banda branca

WWW: Esta indicação identifica os pneus de flanco branco

(WZ): ORIGINAL BEREIFUNG

XDA: Designação pesados Michelin (D = Tração e A = Internacional)

XDE: Designação pesados Michelin (D = Tração e E = Regional)

XDY: Designação pesados Michelin (D = Tração e Y = Misto)

XL: São pneus reforçados com um índice de carga superior

XRP: Pneus Antifuro (RFT) da Kumho

XT: Designação pesados Michelin (T = Reboque)

XTA: Designação pesados Michelin (T = Reboque e A = Internacional)

XZA: Designação pesados Michelin (Z = Direção e A = Internacional)

XZE: Designação pesados Michelin (Z = Direção e E = Regional) Autopista

(XZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

(YZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

ZP: Michelin ZP é a tecnologia de rodagem em vazio (runflat) da marca Michelin; o sistema de rodagem em vazio permite ao condutor 

CONSELHOS TÉCNICOS

*Controle regularmente a pressão de cada pneu (pelo menos uma vez por mês). Não esqueça o pneu suplente. A pressão correcta é um factor de segurança e longevidade. Deve controlar a frio.

*Faça examinar os seus pneus regularmente por um especialista. Eles são o único contacto do seu carro com o solo. Alguns danos e desgastes anormais só podem ser vistos por um especialista.

*As rodas do seu carro devem estar equilibradas. A equilibragem, é necessária para suprimir as vibrações do veículo. Podemos não sentir as vibrações no volante, porque são filtradas. Contudo elas existem. Daí a importância da equilibragem tanto das rodas traseiras como das rodas dianteiras.

*Uma deficiente geometria dos eixos provoca um desgaste anormal e rápido dos pneus, perturbando o comportamento do veículo, e pondo em risco a sua segurança. Mande alinhar a direcção do seu carro, periodicamente.

*Quando montar pneus novos, ou em qualquer intervenção nos pneus, mande inspeccionar as válvulas. A válvula é um elemento muito importante no conjunto da roda. Não hesite em substitui-las. Não comprometa a sua segurança pelo preço irrisório de uma válvula.

* Indice de Velocidade:

*A altura do piso mínimo legal é de 1.6 mm. Abaixo deste valor, a segurança do veículo fica alterada além de infringir a lei.

*Quando conduzir em altas velocidades, por exemplo em auto-estrada ou com o carro carregado, aumente em 3 ou 4 PSI a pressão normal.

*Por Lei, é obrigatório rodar com dois pneu idênticos no mesmo eixo.

*Os pneus novos não têm ainda a aderência máxima. Deve rodar a uma velocidade moderada, nos primeiros 50 Km.

*Para evitar danos nos pneus e nas jantes suba os passeios lentamente e com o maior ângulo possível.

*Nos carros de tracção às rodas da frente, os pneus traseiros normalmente duram pelos menos o dobro dos pneus dianteiros. São estes que têm que transmitir o esforço de tracção, direcção e absorver a maior parte das forças de travagem.

*Tenha em conta que os pneus poderão ter piso superior a 1.6 mm, e não oferecerem condições de segurança. Poderão estar envelhecidos. Só um especialista poderá confirmar.

*Aquando da escolha de pneus para a sua viatura não se esqueça de considerar no preço dos pneus pelo menos os critérios relativos, ao consumo de combustível, à travagem em molhado, ao conforto, incluindo o ruído, à longevidade e à performance.

*Se montar apenas dois pneus novos deverá aplicá-los no eixo traseiro. Isto, porque o condutor controla quase nada a perda de aderência das rodas traseiras. Assim, com pneus novos na rectaguarda permite equilibrar o apoio entre os dois eixos conseguindo aumentar a sua segurança. No eixo da frente, apesar de menor aderência, controla-se pela acção no volante, enquanto o eixo traseiro é compensado pela melhor aderência dos pneus novos.

Indice de Carga: